10 dicas para lidar com a teimosia infantil

Nós, do Diálogo Positivo, elaboramos 10 dicas para os pais lidarem com os filhos diante situações de teimosia infantil.

1.  Tenha calma! Não perca o controle e seja firme. Fale para a criança que você vai aguardar ela se acalmar para depois poderem conversar.

2. Mantenha a palavra: não ceda aos apelos da criança.

3. Dê exemplos! Os pais são exemplos para os filhos, por isso, não reforce o comportamento agressivo com as suas atitudes. Não grite, bata, ameace ou castigue, introduza o diálogo e mostre que este é o melhor caminho.

4. Interrompa atitudes negativas. No momento em que a criança começa a gritar ou se jogar no chão em locais públicos, os adultos devem, com muita calma e respeito, interromper o comportamento da criança e voltar para casa. Neste momento a criança entende que a birra não comunica nada e que pode acabar com um momento prazeroso.

5. Atenção. O momento em que a criança se acalma e expressa o que quer deve ser valorizado pelos pais, afinal exige muita reflexão por parte da criança.

6. Use a mesma linguagem. Os pais e/ou cuidadores precisam ter a mesma postura e ser coerentes entre si, opiniões divergentes causam insegurança nos filhos.

7. Nomeie emoções: entenda o que está acontecendo e explique para a criança o que ela está sentindo. Não insista em conversas na hora da raiva!

8. Não estabeleça trocas: boas atitudes não devem ser trocadas por presentes e/ou alimentação.

9. Coloque regras e limites, pois acalmam as crianças. Elas aprendem o que está por vir e também ajudam na organização diária.

10. Faça combinados antes de sair, combine e explique, com antecedência, o que vocês irão fazer. Dê uma prévia do assunto. Dependendo do passeio leve lanches ou brinquedos para a criança se distrair.