A importância da rotina

Uma rotina bem estabelecida acalma as crianças!

Criar uma rotina para o seu filho é importante para a organização diária da casa, dos pais, mas também para evitar estresse infantil. Quando estabelecemos uma rotina a criança visualiza o que está por vir e fica mais tranquila em relação ao que fará naquele dia.

A rotina organiza o pensamento da criança, ela passa a ter mais segurança nos próprios afazeres.

É importante que a rotina não seja muito sobrecarregada com atividades além da escola, pois, atualmente, as escolas demandam muito tempo do aluno com lições de casa, trabalhos e provas. É claro que há tempo para o ballet, futebol, aulas de línguas, etc., mas pondere a quantidade de atividades para que ela também tenha tempo livre para brincar.

Para além, cuidado com os horários apertados e a correria, é importante fazer tudo com calma e paciência!

 

Como criar uma rotina saudável?

Faça um quadro com a rotina da criança e deixe em algum lugar visível para todos (aproveite o momento e crie com ela: faça em cartolina ou papelão, cole desenhos ou faça os próprios, decore e etc.). É importante que ela acompanhe e se aproprie disso! Marque as atividades dela e horários. Isso pode ajudar a desenvolver um filho obediente, como abordado neste ebook ilustrado, prático e gratuito.

Cumpra a rotina seriamente, se houver algum imprevisto, sem problemas, tente resolver isso antes de entrar em contato com a criança, posteriormente comunique o ocorrido e a solução que você deu para o caso. Se você for assertiva (ou seja, passar segurança na fala) ela irá entender a mudança de plano!

Deixe a lancheira e a mochila prontas no dia anterior (é claro que se a comida for perecível deixe a lancheira na geladeira e retire pela manhã!), se for o caso, peça para a criança te ajudar a preparar. Também deixe o uniforme ou a roupa do dia seguinte (para as escolas que não possuem uniforme) separados um dia antes.

Deixe, pelo menos, um momento de lazer e/ou brincadeira livre uma vez por dia. Estipule um horário fixo para a lição de casa, almoço, jantar, higiene pessoal (tomar banho, escovar os dentes, etc.) e dormir. Deixe um relógio grande e visível e mostre para a criança quando chegar o determinado horário da atividade. Uma boa rotina resultará em crianças responsáveis e confiantes!