Eu não consigo dizer NÃO!

O sim é, aparentemente, mais cômodo, mas acaba sendo muito prejudicial quando colocado para resolver uma situação de forma mais “fácil”.

O NÃO prepara os nossos filhos para a vida futura e é um engano pensar que quando o seu filho crescer ele irá ouvir somente SIM.

Com os limites estabelecidos pelos pais, as crianças conseguem colocar “NÃOS” na vida delas mesmas, por exemplo, uma criança que consegue compreender limites poderá, no futuro, negar situações que poderão colocá-la em risco.

Quando você disser um NÃO mantenha a palavra (não volte atrás) e seja firme!

A criança irá te testar, pois o objetivo dela é te convencer. Ela também poderá fazer chantagem emocional, porém não esmoreça. Ao passar por essas situações o seu filho irá desenvolver empatia, flexibilidade, dedicação e tolerância: habilidades importantíssimas!

Os bebês com 1 ano de idade já compreendem o NÃO e com 2 anos de idade já conseguem entender as consequências de um NÃO. Portanto, você poderá colocar isso em prática desde cedo, mas qual o limite de dizer NÃO?

Primeiro tenha em mente o que você deseja para o seu dia a dia e para o futuro do seu filho. Sim, todos nós queremos filhos educados, equilibrados e esforçados. De qualquer forma, pensar em traçar esse tipo de plano te deixará menos culpada(o) ao repreendê-lo, mas não se esqueça que não há necessidade de dizer “filho estou dizendo NÃO, mas é para o seu bem, no futuro você vai me agradecer”. Esqueça esse tipo de frase.

O ideal é você explicar e demonstrar o motivo de tal NÃO.

Por exemplo: “filho, nós já tínhamos combinado que não é permitido jogar bola na sala, agora teremos que encerrar a brincadeira… E eu acredito que você não repetirá isso novamente!”. Uma ideia é você deixar as principais regras, escritas em um papel e afixadas em um local visível, para que todos consultem juntos, quando necessário!

Posso dizer SIM? Claro, desde que o pedido da criança seja viável e que você não esteja cedendo à chantagem emocional! Baixe o nosso eBook gratuito, clique aqui!