Eu tenho que pedir mil vezes…

Sabe aquele momento que você pede para o seu filho escovar os dentes, tomar banho, pentear o cabelo, colocar a roupa adequada e ele nunca quer fazer nada? Pois é, não se sinta só, todas as famílias passam por isso. Como lidar e qual a melhor atitude é sempre a nossa dúvida!

O primeiro passo é revisar a rotina da criança, pois se você tanto pede e ela nada faz pode ser que naquele momento tal atividade não esteja rendendo ou que o drama da criança seja em função do cansaço dela. Proponha uma conversa com a criança, confira o calendário de vocês (aquele que já falamos em outros posts que vocês podem fazer juntos e que ajuda a criança a ter noção de tempo e a esperar) e veja o que pode ser alterado. Quando a criança é ouvida e fornece a sua opinião ela se sente mais motivada a obedecer!

Coloque-se no lugar da criança.

Você gostaria de ouvir que só faz bagunça, que deixa tudo largado e nunca faz nada certo? Pois é, a criança também não gostará de ouvir isso e com certeza não terá motivação alguma para mudar! Risque essa frase do seu vocabulário e peça ajuda da criança para colocarem as coisas em ordem, transforme o momento em algo mais cooperativo.

Converse com o seu filho, explique e exemplifique o que você deseja.

Promova uma parceria entre vocês. Explique os motivos, se necessário mostre imagens, deixe-as fixas em algum mural. Um filho acolhido obedecerá muito mais rápido!

Olhe para você mesma! Isso é fundamental! Responda a seguinte pergunta: eu estou brava por algo que fará bem para a criança (tomar banho, escovar os dentes, etc.) ou porque eu quero tudo do meu jeito e no meu tempo? Em uma casa com 2, 3, 4, 5 ou mais pessoas cada um pensa de um jeito e tem um funcionamento. Respeite.

Promova o diálogo e deixe as discussões diárias de lado!

Quer saber mais? Baixe o nosso eBook gratuito. Clique aqui para baixar.