Filhos autônomos: como estimular?

Contribuir para que o seu filho seja mais autônomo é diferente de deixá-lo tomar decisões sozinho e fazer as próprias escolhas. É importante que os pais estimulem as crianças a buscarem soluções sozinhas no ambiente. Como fazer isso?

Os pais devem orientar, exemplificar e supervisionar as atividades dos pequenos, o principal está em fazer com que filho explore as diversas situações e supere as suas barreiras.

Dessa forma estará desenvolvendo as funções executivas (habilidades importantíssimas que abarcam: memória, atenção, flexibilidade, planejamento, raciocínio e realização de atividades).

É de extrema relevância que os pais permitam que os filhos se frustrem, pois, é nesse momento que eles irão conseguir superar as dificuldades e encarar o que é incômodo.

Permita que a criança faça escolhas. Por exemplo: dê 2 ou 3 alternativas de roupas e pergunte qual ela quer usar. Se ela se arrepender ajude-a a lidar com a frustração e não critique.

Quando você perceber que o seu filho tem a idade suficiente para determinada atividade NÃO faça por ele. Muitas vezes o seu julgamento poderá impedi-lo de fazer sozinho em momentos posteriores.

Não contrate aulas particulares, por exemplo, para evitar que o seu filho vá mal na escola algum dia. A construção do conhecimento como um todo é muito relevante e ir mal faz parte! Quer saber mais? Baixe o nosso eBook gratuito, clique aqui!