Filhos bagunceiros

Os pais costumam ficar muito irritados com a bagunça dos pequenos, mas é muito importante e necessário ensinar a como organizar os brinquedos, roupas, mochila da escola, lancheira, etc.

Muitas crianças não gostam do momento de organizar tudo, pois significa que a brincadeira acabou!

Tais comportamentos costumam aparecer desde cedo, por exemplo, por volta dos 2 anos de idade. “Meu filho é tão novinho! Posso pedir para que ele guarde tudo sozinho?”

SIM! É claro que a supervisão de um adulto é sempre necessária e se for o caso você poderá ajudar, mas coloque algumas regras básicas para que a brincadeira acabe com a casa organizada:

1. Estipule regras para a brincadeira. Diga que só poderá ter uma nova brincadeira, após os brinquedos da primeira serem guardados;

2. Separe caixas, baús, estantes baixas, ou seja, espaços acessíveis para que a criança possa organizar, sozinha, os materiais que usou;

3. Ensine e exemplifique quais atitudes você espera do seu filho. Não cobre o que você não ensinou previamente, caso contrário o seu filho poderá se sentir incompetente;

4. Faça combinados prévios, não espere o problema se instalar!;

5. NÃO use “o ato de organizar a casa” como forma de punição ou castigo e também NÃO estabeleça trocas. É importante ensinar que organização não é opcional!

Permita muitas e muitas brincadeiras, mas, sempre, com regras e limites! Quer saber mais? Baixe o nosso eBook gratuito, clique aqui!