Não bater não significa falta de disciplina!

Os pais precisam ser ativos na disciplina dos filhos, mas não é com um tapa que todo o problema será resolvido!

Quando os pais dão um tapa na criança eles estão transmitindo a mensagem de que é com agressividade que se resolve os dilemas.

A única referência para as crianças são os pais ou os cuidadores e se essas pessoas transmitem agressividade física a tendência é que as crianças copiem o comportamento.

Atualmente, as crianças exigem explicações, elas querem entender o motivo dos NÃO’s, explique-os.

Provavelmente, você vai explicar umas mil vezes e, infelizmente, tenho que te dizer que é assim mesmo. Não adiantará você dizer somente “não” e pedir para a criança “ficar quieta ou calar a boca”. Se ela não entendeu o que você espera dela ou como ela deve agir em determinada situação ela não conseguirá prever e fazer isso sozinha.

Para que ela obedeça sem você dar um tapa explique o passo a passo, por exemplo: “Iremos ao banco, lá não podemos falar em voz alta e nem sair correndo, não é um ambiente para brincar, é um local sério, onde fica guardado o dinheiro das pessoas e eu gostaria que você fosse comigo, mas que ficasse quietinho. Se você quiser podemos levar um brinquedo pequeno ou um caderninho para desenhar!”.

Veja que não foi preciso ameaçar que o guarda do banco pegaria a criança ou que você daria um chocolate caso ela ficasse quieta ou que daria uns belos tapas se não te obedecesse!

Com o diálogo a criança tende a prever a situação e obedecer com mais facilidade.

Muitas vezes eu escuto: “na teoria é lindo”! Verdade, mas temos que plantar uma sementinha e regar todos os dias! Dá trabalho, mas é possível.

Quer saber como implementar a Disciplina Positiva no dia a dia? O nosso curso online Método Diálogo Positivo irá te ajudar. Clique aqui para saber mais!