Sobre manias e roer as unhas…

As crianças começam a roer as unhas normalmente por volta dos 3 ou 4 anos de idade, quando já conseguem pular, correr, falar e vivenciar o mundo de diferentes formas, mas quando se sentem mais pressionadas pelas dificuldades enfrentadas no dia a dia elas começam a roem as unhas.

Roer as unhas é um hábito que fornece segurança diante dos obstáculos. Como lidar?

O ideal é não dar bronca ou gritar com a criança ao presenciar o ato. Muitos pais costumam repetir inúmeras vezes a frase: “tira o dedo da boca”. Ao fazer isso, sem perceber, acabamos enaltecendo a situação e não resolvemos o ato.

Nesse momento, a criança pode até continuar roendo as unhas para ter a atenção dos pais, ou seja, ela está insegura e precisa de ajuda! Atenção: não coloque pimenta, esmaltes com gosto, curativos, etc. no dedo da criança. O ideal é mostrar para essa criança que existem dificuldades e obstáculos no dia a dia, mas não há problema algum em não conseguir algumas coisas e que ela tem capacidade para vencer e superar.

O que podemos fazer diante do ato? Tire a mão da boca da criança e dê a mão para ela ou ofereça um brinquedo, proponha uma nova brincadeira ou incentive outras atividades, ou seja, redirecione a atenção dela. Aos poucos ela perderá a necessidade de roer as unhas.

Também não podemos nos esquecer das doenças que poderão ser transmitidas pelo ato de roer as unhas e dos possíveis problemas gastrointestinais (pelas unhas que são engolidas!).

Caso você não tenha nada para oferecer em troca para a criança combine um código com ela para que ela lembre de tirar a mão da boca, por exemplo: colocar a mão no ombro, estalar os dedos ou algo do tipo. Você poderá transformar tudo isso em uma grande brincadeira.

Que tal tentar? Haverá necessidade de persistência e paciência! Com certeza não é fácil!

Como ajudar o seu filho? Adquira o nosso treinamento online. Ele contém 19 videoaulas com conteúdo totalmente científico e embasado na Psicologia Positiva. Após a compra o treinamento ficará disponível por 365 dias!